Por: Kevin Maney

Por que a NHL deveria sair da TV e pôr os jogos na internet de graça

A National Hockey League há pouco começou outra temporada — e perdeu a chance de dar um passo ousado para conquistar uma nova geração de fãs. A NHL deveria disponibilizar todos os jogos na internet de graça, sustentado por anúncios.

A audiência da NHL na TV é a pior entre as grandes ligas. Os índices em 2008-2009 foram menores que os de meados dos anos 1990. Os jogos de temporada regular na emissora de TV por todo o país registraram audiência de 1.0 — metade do público que assistia aos jogos da NHL na TV em 1995-96.

Os consumidores estão dispostos a abrir mão de conveniência em troca de grande fidelidade, ou descartar fidelidade em troca de incrível conveniência. Mas qualquer coisa que ofereça apenas fidelidade mais ou menos e conveniência mais ou menos cai na terra sem dono da indiferença do consumidor. E este é o problema da NHL. Para a maioria dos telespectadores norte-americanos, os jogos da NHL não são um esporte de alta fidelidade para TV. O disco é muito pequeno para ser visto facilmente. A ação e a velocidade são difíceis de capturar na TV. Pelo lado da conveniência, a maior parte dos jogos da NHL transmitidos nos EUA estão em obscuros canais a cabo, então os jogos podem ser difíceis de encontrar. De modo geral, a NHL na TV, comparada aos outros grandes esportes, não é notável em fidelidade ou conveniência — uma situação ruim para a liga.

Para implementar uma estratégia vencedora como um esporte de mercado de massa na TV, a NHL teria que aumentar a sua fidelidade ou a conveniência relativamente aos outros esportes da TV. Mas seria difícil derrotar a NFL em fidelidade e difícil conseguir muito mais comodidade a menos que as emissoras do horário nobre comecem a transmitir regularmente os jogos de hóquei — altamente improvável no mercado norte-americano.

Mas aqui está o raio de luz: um estudo feito para a NHL pelo Experian Consumer Research constatou que dentre todas as grandes ligas, os fãs da NHL são mais jovens, estão mais envolvidos com tecnologia, compram mais pela internet e são 27% mais prováveis de possuir um video game do que os fãs das outras ligas. Em resumo, a base de fãs da NHL se inclina para os jovens e está confortável com a tecnologia.

Uma conclusão: uma grande fatia dos fãs da NHL gostaria de assistir ao seu time favorito na tela de um laptop se não pudesse ver os jogos na TV. A NHL oferece jogos ao vivo pela Web, mas é um serviço especial que custa US$ 159 ao ano — e o preço mata a conveniência para todos menos para os mais ricos e mais devotos fãs.

No ano passado, entrevistei Ted Leonsis em um evento da indústria de telecomunicações. Leonsis, que ajudou a fundar a AOL nos anos 1990, é dono do Washington Capitals. Eu perguntei a ele sobre a luta durante décadas da NHL para alcançar audiências pelo menos mornas. O que ele faria a respeito disso, se pudesse começar do zero?

Sem hesitar, ele disse que mudaria a liga para a Web, em grande estilo. Ele colocaria cada jogo online — ao vivo, sustentado por propaganda, e gratuito para os espectadores. Páginas da Web como Hulu estão finalmente trazendo programação de alta qualidade para o computador e a tela da TV pela internet. Parece um momento oportuno para a NHL dar um salto ousado em um novo meio de comunicação, e fazer da NHL a principal liga esportiva da geração digital.

A ideia de Leonsis não soa apenas provocativa — ela soa correta. Liberando a transmissão dos jogos ao vivo pela internet gratuitamente daria aos comprometidos fãs de hóquei um jeito muito conveninente de assistir aos seus times e sentirem-se mais conectados ao esporte.

Mais interessante é a oportunidade de ganhar uma ampla audiência esportiva através da Web. Nenhuma das ligas profissionais ou ligas universitárias oferece regularmente jogos ao vivo gratuitamente na Web. Se a NHL aderisse à transmissão dos jogos via Web em grande estilo, poderia capturar a posição de esporte de alta fidelidade na Web.

Os outros grandes esportes — futebol americano, beisebol, bola-ao-cesto, automobilismo, golfe — recebem muito dinheiro da TV para desistir disso e ir para a Web. Mas a NHL está em uma singular posição ruim na TV, o que poderia tornar mais fácil a mudança para a Web e tornar a liga de alta fidelidade associada com a geração digital — assim como a NFL se tornou a liga de alta fidelidade para geração da TV.

Kevin Maney é autor do livro Trade-off: Why some things catch on, and others don't. O artigo original foi publicado no Daily Finance em 8 de outubro e traduzido por Humberto Fernandes.
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Página publicada em 21 de outubro de 2009.