Tratamos aqui na semana passada das liberdades que temos e as revistas comerciais não possuem. Nesta semana temos um novo exemplo logo em nossa capa. Tem sido cada vez menos comum revistas e jornais darem às derrotas o devido destaque na capa. Derrotas só merecem esse espaço se retumbantes (numa final, por exemplo) ou se forem em um clássico local, quando o foco será na vitória do rival.
Mesmo quando não há outro jogo no mesmo dia, a tendência é tentar focar outra coisa, ou então dar uma visão sob outra ótica, como fez a edição carioca do jornal Lance! depois da derrota do Fluminense nos pênaltis para a LDU nas finais da Libertadores do ano passado — havia uma foto do Thiago Neves ao comemorar um gol e, sem título, apenas uma frase de Nélson Rodrigues que exaltava o time.
Tudo isso é feito, basicamente, para vender mais. É compreensível
que os torcedores de um time que perdeu comprem em menor número
o jornal do dia seguinte. Mas não cremos que eles venham a comprar
simplesmente porque a "sua" derrota não está
estampada em destaque na capa. Afinal, ele compra para buscar informações
do seu time, não para guardar a capa. E, lá dentro, as
informações estarão supostamente completas, com
toda a cobertura do fracasso.
Pois bem: aqui não fazemos isso. É óbvio que é fácil falar, porque não temos obrigação alguma de vender uma cópia que seja. Mas é bom lembrar que certas derrotas são mais retumbantes que a vitória do adversário, e quando isso acontece não se pode simplesmente ignorar. Há que se criticar onde a crítica é devida e, se a crítica começar pela capa, fazer o quê? Não é a primeira vez que uma capa nossa foca a derrota surpreendente de alguém, ao invés da vitória surpreendente do adversário. A capa que mais se assemelha à desta edição é a do número 115, de 2006, que focou a eliminação dos Wings frente aos Oilers.
E, sempre que a ocasião merecer, faremos outras.
Um abraço,
Equipe TheSlot.com.br