Por
Humberto Fernandes
Como um cérebro de uma agência de publicidade conseguiu
edificar um brilhante marketing em dez letras
Às vezes em uma festa, alguém mencionará Hockeytown
a Gary Topolewski. Ele diz que apenas sorri e permanece quieto quando
isto acontece. O que Topolewski pensaria é, "Hockeytown?
Eu inventei isto".
Em meados dos anos 90, Topolewski tinha aproximadamente duas semanas
para propor uma campanha publicitária para o Detroit Red Wings.
No princípio, pensava-se que era apenas para preencher alguns
outdoors. Então veio a idéia de uma marca vitalícia.
Topolewski e sua equipe da Bozell Worldwide, de Southfield, apresentaram
três propostas aos Wings. Uma delas era Wings World.
Outra foi esquecida, possivelmente porque era mais fraca que Wings
World.
A vencedora foi Hockeytown, dez letras de um marketing brilhante.
A equipe de Topolewski propôs e os Wings, junto a seu diretor
de marketing Ted Speers, tiraram vantagem. O resto desta história
é curto, mas trata-se de uma surpreendente história de
marketing.
O quão próspera ela tem sido? Há dois anos atrás,
a NHL perguntou aos Wings se outros times poderiam usar o slogan Hockeytown.
Os Wings sabiamente disseram não.
"Eu serei sincero com você, isto me surpreende porque verei
um logo de Hockeytown em um carro e lembrarei, exatamente,
de quando o desenhei", disse Topolewski. "É um daqueles
momentos especiais, além do que o marketing proporciona. É
realmente inacreditável... o Café Hockeytown,
quando o vi surgindo, pensei, 'Cara, agora há algo mais! Está
sob as luzes'".
Em uma escala de arrogância, de 1 a 10, este slogan é pelo
menos 14. Ele diz que Detroit é o centro do hóquei no
universo e os Wings são o centro dos esportes em Detroit. Outras
cidades e outros times olharam desconfiados às implicações
do slogan.
Inicialmente, foi o que os Wings fizeram.
"Eu me lembro que esta foi uma dura venda", disse John Van
Osdol, que trabalhou naquela campanha na Bozell e agora trabalha com
Topolewski no D'Arcy Advertising. Os Wings "quiseram ter certeza
que poderiam sustentar aquela reivindicação. Esta foi
a relutância inicial deles. 'Nós podemos apoiar aquela
reivindicação?' Eles ainda não estavam seguros.
Decidiram apostar. E há pouco ainda não estavam seguros".
Pense que os Red Wings estão lhe dizendo, em uma única
palavra:
1. Esta área é a meca do hóquei, maior que Montreal,
Moscou ou Denver;
2. Esta cidade se preocupa mais com hóquei que qualquer outro
esporte;
3. É assim por pelo menos um século;
4. Como um cidadão de Hockeytown, você certamente
tem estas verdades como patentes.
E este é o motivo de ela funcionar: o melhor slogan de marketing
em esportes de Detroit não se parece exatamente com um slogan
de marketing. Por isso Wings World não teria durado
Wings World está claramente vendendo um produto,
e as pessoas são cautelosas diante da venda de um produto.
"Nós precisávamos de algo que transcendesse os Red
Wings", disse Van Osdol.
Topolewski não se lembra exatamente de quem sugeriu o slogan
Hockeytown nas sessões de criação
e como diretor de criação, na ocasião, recebeu
o crédito , mas não se esquece de como se sentiu
bem diante da idéia.
"Eu apenas apontei para a parede e disse 'isso, isso mesmo'",
ele conta. "Nós ficamos unânimes. Não houve
debate. Aquilo me arrepiava só de pensar".
Diariamente surge um novo uso de Hockeytown para Topolewski.
Ele liga a televisão e vê um comercial de cerveja da Hockey
Falls e obviamente um símbolo de Hockeytown. Jogos eletrônicos
trazem o logotipo no centro do gelo.
Quando os Wings marcam seu primeiro gol nos jogos em casa, "Hey,
Hey, Hockeytown!" explode através do sistema de som.
Topolewski co-escreveu a canção com Van Osdol antes dos
Wings sequer pensarem na possibilidade.
Tudo isso foi uma grande tacada de Topolewski, um fã vitalício
dos Wings, que acorda às 5h30 para levar seu filho Mathew à
prática de hóquei no Clube de Patinação
de Detroit. Às vezes, ele se imagina de volta naqueles dias quando
apenas ele e alguns amigos de trabalho conheciam Hockeytown.
"Nós estávamos muito animados sobre Hockeytown
porque era muito simples", disse Topolewski. "De tudo o que
você tem, o que é realmente verdadeiro é a simplicidade.
Está correto debaixo de seu nariz a pureza disso, o que significou,
a autenticidade. Era muito verdadeiro".
Nota: artigo original
de Mike Rosenberg, colunista do Detroit Free Press.
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Humberto Fernandes sente-se honrado em torcer pelo time de Hockeytown. |
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HOCKEYTOWN 1997 Após
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HOCKEYTOWN 2002 Pela terceira
vez em seis anos, os Red Wings vencem a Copa Stanley, interando
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